terça-feira, 10 de junho de 2014

O CARA DA COPA

A Copa do mundo já está aí. Os nossos jogadores já chegaram e começaram a se preparar. A torcida brasileira não demonstrou aquele entusiasmo. Curiosamente, muitos estrangeiros estão bem mais empolgados. Isso pouco importa para um jogador que é apontado por muitos, e por quase todos, o grande craque dessa Seleção: Neymar. O jogador, que cresceu com a ida ao Barcelona, chega ao Brasil "leve e solto", para tentar trazer de volta a taça para o futebol brasileiro. Neymar é apontado, por diversos nomes do esporte, como o jogador a ser batido nesta Copa. O técnico Felipão já afirmou que Neymar será o astro da Seleção, assim como foram Pelé e Ronaldo: "Foi assim com Garrincha e Pelé; Romário e Bebeto; Rivaldo e Ronaldo. O Neymar, sem dúvida, será um desses dois. O outro eu ainda não sei quem será".
Neymar foi o melhor jogador da Copa das confederações (Foto: Divulgação CBF)

Os fatos que comprovam tanta confiança do treinador brasileiro são resumidos em pequenas contas. Pelo lado santista, o camisa 10 da seleção marcou 138 gols, em 246 partidas. O jogador saiu do futebol brasileiro "cansando" de quebrar recordes. Em 5 anos de clube, com os 138 gols feitos, deixou para trás grandes nomes do time da Vila, como Serginho Chulapa (104) e Robinho (94) gols,  tornando-se o 13º que mais balançou as redes. O camisa 11 do Barcelona gosta de ser importante. Foi dele o gol que ajudou o Santos no título da Libertadores de 2011. Marcou gol na final da Copa das Confederações, final da Copa do Brasil e também deixou sua marca na semi-final do mundial de clubes. Inclusive, levantamentos feitos pelo site Futdados apontaram que 27,7% dos gols do jogador foram  marcados em partidas internacionais. O site ainda aponta que a média,  por ano, do pai do David Lucca, contando jogos da Seleção, é de 40 gols. Maior que a de Messi e a de Cristiano Ronaldo, quando tinham 21 anos.
Mesmo com pouco tempo na Seleção Brasileira, o jogador já começou a escrever sua história com a camisa amarela,  juntando-se a Pelé, Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo Fenômeno, e a tantos craques que marcaram gols em suas estreias. Paralelamente , Neymar já chegou à marca de 31 gols pela Seleção, em quatro anos no time, deixando para trás Kaká (29 gols), Luís Fabiano (29 gols), Robinho (28 gols), Adriano (27 gols), Rivelino (26 gols) e, até mesmo, Sócrates e Roberto Dinamite, com 22 e 20 gols, respectivamente.

Em todas as Copas do mundo, mesmo sem o título, o Brasil tem seu grande craque. Sua grande aposta. Sua grande esperança. Nesta Copa, a missão é de Neymar, que, diferente de Pelé, Romário e Ronaldo, terá a chance de vencer uma Copa do mundo em seu país. Estamos esperando você brilhar Neymar, para que a taça fique por aqui mesmo, em sua casa, e feliz.

Por: Guilherme Lesnok
Supervisão ortográfica: Ana Ziccardi
Foto: Divulgação CBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário