sábado, 6 de junho de 2015

NEYMAR E AS DÚVIDAS QUE NÃO EXISTEM MAIS

Eu sempre vi Neymar ser desrespeitado no Brasil, seja por corintianos, palmeirenses, são paulinos, torcedores de outros estados e jornalistas. Cansei de ver Neymar jogar no Couto Pereira, Maracanã, Arena Independência ou qualquer outro estádio e ser vaiado.  Provavelmente pelo motivo de serem vitimas dele. Para muitos, durante sua carreira no Brasil, ele seria o “novo Robinho” na Europa. Primeiro porque era cai cai. Segundo porque, para eles, Neymar era mala, midiático, marqueteiro. Diziam que Neymar só conseguia jogar bem contra times do interior (Como se São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense e outros clubes fossem do interior). Porque “Neymar sumia em grandes jogos”.
Neymar e a famosa taça "Orelhuda" (Andreu Dalmau/EFE)


Sumia? Pois bem. Se não fosse esse jovem camisa onze, o Santos não teria vencido uma Libertadores, três paulistas e uma Recopa.  O Santos não saltaria de vinte mil para cinquenta mil sócios e muito menos a torcida cresceria 33% em quatro anos. O clube não teria a volta de Robinho e Elano em 2010 e 2011, respectivamente. Nas finais pelo alvinegro, fez gols nas decisões da Copa do Brasil, Libertadores, Paulistão de 2010, 2011 e 2012. Também marcou na final da Recopa Sul-americana.

Quando Neymar renovou, prometeu ficar até o fim da Copa, o que não aconteceu, pois a direção queria pagar as dividas do clube, e muito provável pelo futebol brasileiro ter “parado” no tempo. Ninguém reclamou por tudo que ele fez ao Santos, até porque se reclamassem seria uma injustiça sem fim.

No Barcelona em 2013/2014 na Liga dos campeões, Neymar foi um dos melhores jogadores do time, mesmo na fraca campanha. Na temporada 2014/2015 ele marcou o primeiro gol na Liga dos campões, na segunda rodada da chave de grupo, na derrota por 3 a 2 para o PSG. Deixou sua marca nos jogos contra Ajax e mais uma vez contra o PSG no Camp Nou.

No mata-mata, já nas quartas de finais, reencontrou o PSG e deixou mais dois gols no jogo da volta. Nas semifinais, deixou um gol no jogo de ida e dois no jogo de volta contra o poderoso Bayern de Munique do melhor goleiro do mundo, Neuer.  Por fim, fez o decisivo gol na final da Liga dos campeões. Ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, Neymar foi o artilheiro da competição. Na Copa do Rei, também foi o que mais marcou com sete gols. E no campeonato espanhol, só não marcou mais que os geniais CR7 e Messi.

Neymar com a camisa do Barcelona, já ultrapassou Ronaldo, Romário e Maradona em números de bolas na rede com 54 em 91 jogos.

Hoje,  Neymar está muito bem sintonizado no Barcelona. Com o título Da Liga dos campeões de hoje, já soma QUATRO taças em dois anos no clube. Nos campeonatos de mata mata, fez gols em 3 finais.  Coincidência – ou não – os clubes que Neymar fez gols em finais foram: Atlético de Madrid (terceira maior força da Espanha), Atletic de Bilbao (segundo maior vencedor da Copa do Rei, na Espanha) e Juventus (time mais tradicional da Itália). Times que podem não ser enormes (tirando a Juve), porém são bem conhecidos e tradicionais nesses campeonatos. O título da Liga dos campeões veio para coroar essa grande temporada do trio MSN. Messi, Suárez e Neymar marcaram 122 gols e deram 66 assistências.  Para quem dizia que os três não iriam dar certo, pois a “vaidade” ia sobressair, acabou queimando a língua. Individualmente, em 51 jogos Neymar marcou 39 gols e deu 11 assistências nessa temporada.

Tenho certeza que se existia alguém que duvidasse do talento do camisa 11, essa temporada não deixou dúvidas. É um grande jogador.  Pode até parecer heresia, mas pra mim, depois de Messi e Cristiano Ronaldo no futebol mundial, vem Neymar.

Por: Guilherme Lesnok
Revisão: Ademir Meneses 

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Eu vou comer no "sopas dos Pobres" tudos os dias! Putugal é um país pobre, mais eu gosto de ser racista para o Brasil, tudos os pretos e espanhóis ... ignorância faz parte da minha cultura portuguêsa!!!

    ORGULHO e IGNORANCA DO PUTUGAL!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir